sábado, outubro 22, 2005

caminhos para o cantor popular
aula única com Suely Mesquita
(foto: Suely Mesquita e Eugênio Dale)
Mapa Vocal é um trabalho de uma aula única. Dirige-se a cantores profissionais ou amadores, assim como a iniciantes que querem se profissionalizar. São bem-vindos os cantores que estão procurando decidir que caminho seguir agora, ou que querem ter uma amostra da minha metodologia, ou que querem saber como é uma aula de canto popular.
A aula começa com um breve aquecimento vocal e são levantadas as demandas pessoais e referências musicais do cantor. Em seguida, o cantor me mostra seu próprio material gravado (quando houver) e/ou canta algumas músicas. A orientação recebida é personalizada, de acordo com sua voz, seu estágio de desenvolvimento, seus desejos e conveniências. As dicas podem incluir também a indicação de outros profissionais da minha confiança, no Rio e em Niterói, tais como professores de instrumento harmônico e percepção musical, escolas de música, técnicas corporais, profissionais de saúde, outros professores de canto, corais etc.
$
aula simples: uma hora, R$ 75,00
aula dupla: duas horas, R$ 130,00
Suely Mesquita, preparadora vocal e professora de canto, é também compositora e cantora. Assina a preparação vocal dos CDs “Astronauta Tupy” (Pedro Luís e a Parede - © 1997 Warner/Dubas), “Abracadabra” (Boato - © 1998 Warner), “Moro no Brasil” (Farofa Carioca - © 1998 Polygram), "É tudo um real" (Pedro Luís - © 1999 Warner) e outros. É co-fundadora do GEV - Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro, que se dedica especialmente a adaptar o conhecimento das escolas clássicas de canto e a abordagem científica sobre fisiologia da voz ao treinamento do cantor popular. Criou a lista de discussão preparacaovocal (http://preparacaovocal.blogspot.com), atualmente com cerca de 500 membros em todo o Brasil. Como compositora, tem músicas gravadas por Fernanda Abreu, Ney Matogrosso, Pedro Luís e a Parede, 14bis, Marcela Biasi e outros artistas. Foi escolhida para encerrar o novo Projeto Pixinguinha, em maio de 2006.
Qual a sua demanda?
Esse trabalho foi montado a partir das demandas mais freqüentes dos cantores na primeira aula de canto:
Vou gravar um disco.
Vou fazer um show.
Vou fazer um teste.
Fico rouco com freqüência.
Estou insatisfeito com meu repertório.
Sou músico profissional e quero cantar.
Sou professor de canto e quero supervisão.
Não sei usar bem o microfone.
Quero aprender a compor.
Não sei em que tom devo cantar.
Não consigo atingir os agudos.
Não consigo cantar forte.
Não consigo cantar em falsete.
Sinto dificuldades na passagem vocal.
Quero saber se tenho talento.
Fico tímido e nervoso para cantar na frente das pessoas.
Quero saber se sou soprano, contralto, tenor ou baixo.
Não sei me movimentar no palco.
Gosto da música X e não consigo cantá-la.
Gosto do cantor Y e não consigo acompanhá-lo.
Meus amigos dizem que desafino.
Meus amigos dizem que não tenho ritmo.
Quero aprender teoria musical.
outros
Acesse: http://www.suelymesquita.com.br/#pv